Clube da Análise


Trata-se de uma iniciativa que reúne cinéfilos e cinéfilas que buscam estudar o cinema por meio dos filmes. A cada mês, definimos um tema, e, a partir das obras cinematográficas, buscamos aprofundar aspectos como teoria, história e linguagem em quatro aulas diferentes. Sempre relacionando os filmes, é importante destacar, com o contexto histórico, político e social de sua produção. Todos os encontros do Clube da Análise ocorrem, de modo síncrono, pela plataforma Zoom e são conduzidos pelo Prof. Dr. Alisson Gutemberg (obs: todas as aulas são gravadas, e, caso seja impossível acompanhar de modo síncrono, os vídeos são disponibilizados).  A primeira edição, que iniciará em outubro de 2021, terá como tema Grandes Escolas e Movimentos, nela, quatro obras serão analisadas: 1) O Gabinete do Dr. Caligari, marco do Expressionismo Alemão; 2) Roma, Cidade Aberta, obra que demarcou o início do Neorrealismo Italiano; 3) Acossado, manifesto estético da Nouvelle Vague; e, 4) Deus e o Diabo na Terra do Sol, obra seminal da primeira fase do Cinema Novo Brasileiro. Por fim, ressalta-se, que, a cada edição, teremos a emissão de certificado com carga horária de dez horas.
 


Calendário da primeira edição:

 


Aula 1: O Gabinete do Dr. Caligari e o Expressionismo Alemão (07/10/21, 19:30)


Aula 2:  Roma, Cidade Aberta e o Neorrealismo Italiano (14/10/21, 19:30)


Aula 3: Acossado e a Nouvelle Vague Francesa (21/10/21, 19:30)


Aula 4:  Deus e o Diabo na Terra do Sol e o Cinema Novo Brasileiro (28/10/21, 19:30)



Importante: ao se inscrever você não garante participação na edição seguinte. A cada edição, será preciso fazer uma nova inscrição.

 



Sobre o professor: Alisson Gutemberg é graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação e doutor em Ciências Sociais. Professor universitário na área de Comunicação, lecionou nos cursos de Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É autor da dissertação de mestrado "O Nordeste no cinema brasileiro: o espaço contemporâneo em novas e velhas abordagens"; da tese de doutorado "Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano"; e do livro "Imagens do Nordeste no cinema brasileiro contemporâneo", que, nos últimos anos, entre outros, passou a integrar os catálogos de bibliotecas das Universidades de Harvard, Stanford e New York. 


Aproveite o desconto de R$80,00, da fase de pré-lançamento, e inscreva-se agora mesmo



CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E GARANTA A SUA VAGA!