Curso de Introdução à História do Cinema

Teoria, história e linguagem em um único lugar

Sobre o curso

Trata-se de um curso voltado tanto para quem não tem conhecimento prévio acerca da história do cinema, como também para quem quer aprofundar as suas percepções. O curso é o resultado de uma demanda percebida com a minha experiência como professor do curso de graduação em Cinema / Audiovisual da UFRN, e, também, dos cursos do Cinema com Teoria, pois, com essas experiências pude perceber um grande interesse por um conteúdo que pudesse sistematizar em um único lugar – de forma clara, didática, e ao mesmo tempo com profundidade – teoria, história e linguagem do cinema. E foi na ausência desse conteúdo que eu criei o curso de Introdução à História do Cinema baseado nesses três pilares: teoria, história e linguagem. Formado por 3 módulos e mais 1 módulo bônus, o curso, em 10 aulas, faz um panorama aprofundado da história do cinema e do desenvolvimento da linguagem cinematográfica. São 12 horas de conteúdo. E, além disso, há também todo o material didático do curso em formato PDF: livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos, minuciosamente escolhidos, que ajudam a construir um embasamento amplo e aprofundado sobre história, teoria e linguagem do cinema.  São mais de 15 anos de estudo e pesquisa organizados de forma fácil, acessível e aprofundada. Por fim, o curso possui ticket. Após a pré-inscrição, você receberá o nosso contato para finalizar a matrícula.

Obs: ao final do curso, emitimos certificado com carga horária de doze horas

EMENTA

O curso é dividido em três módulos + um módulo bônus

1º Módulo:

As primeiras experiências cinematográficas

Aula 1: O primeiro cinema e a experiência moderna: introdução à fase de mostração (1895-1907)

Aula 2: O primeiro cinema e a experiência moderna: o período da transição (1908-1915) e o nascimento da linguagem cinematográfica

2º Módulo:

Cinema e Narrativa

Aula 3: Introdução à narrativa cinematográfica

Aula 4: O som no cinema: elementos, divisão do trabalho e produção de sentido

3º Módulo:

Escolas e Movimentos

Aula 5: O cinema clássico e a hegemonia de Hollywood

Aula 6: A escola soviética e o expressionismo alemão

Aula 7: Neorrealismo italiano e Nouvelle Vague

Aula 8: Cinema Novo brasileiro

Aula 9: O cinema latino-americano: a noção de Terceiro Cinema e os filmes contemporâneos

Bônus

Aula 10: Cinema documental

Depoimentos de Alunos

O curso superou as expectativas. A estrutura está perfeita e o fator cultural, mesmo eu sendo português, não é nem problema nem atrapalhação! E a língua tão pouco! Afinal, falamos todos o mesmo idioma.

Paulo Soberano

Diretor de operações (Serviços TI) - Sintra / Portugal

Gosto muito das aulas do Alisson. Muitos conceitos novos que contribuem para aperfeiçoar minha compreensão sobre a produção cinematográfica. O material didático é muito interessante e divulga, com destaque, a produção acadêmica brasileira contemporânea sobre cinema.

Thaís Kornin

Pesquisadora de temas urbanos e metropolitanos - Curitiba / PR

Inicialmente, hesitei bastante em me inscrever no curso. De um lado, o Cinema com Teoria me chamou muito a atenção pela qualidade do conteúdo. De outro, eu estava cético em relação à carga horária: pouco tempo para cobrir uma visão panorâmica do cinema mundial. Bom, tive três agradáveis surpresas: (1) A didática do Alisson é incrível. Ele passa o conteúdo teórico de forma clara e densa, de fácil entendimento e com muita profundidade e referências teóricas. E há espaço para exibir trechos de filmes que exemplificam ou comprovam algum conceito. Que mágica é essa?!; (2) O curso não se resume àquela hora e meia de aula. Os livros, artigos e filmes indicados fazem com que a experiência e o aprendizado cresçam absurdamente, o que amplia o tempo do curso conforme o interesse e a capacidade de cada um em conseguir avançar no estudo. Fica a sensação de que se trata de um curso igualmente ou até mais completo do que outros com carga horária maior; (3) A turma é sensacional, o que enriquece muito as aulas e discussões que avançam depois de cumprida a carga horária do dia.

Tiago Noronha

Publicitário - São Paulo / SP

Estou cada vez mais contente em acompanhar o curso. Quando verifiquei mais a fundo e percebi que abarcaria bem mais do que eu havia estudado sobre História do Cinema na especialização que fiz, decidi cursar. E foi uma excelente escolha. Além da oportunidade de estudar a bibliografia indicada (algumas obras não conhecia, outras reviso e isso é excelente), a sistemática das aulas traz excelente fluxo do conteúdo (Alisson tem ótima habilidade de síntese, é ágil e claro).

Alexandre Augusti

Professor universitário de Jornalismo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja / RS

Adorei o curso, as leituras me agregaram muito. Tenho iniciado as pesquisas em cinema e geografia, e a visão do Alisson é muito boa e dá conta do que estou precisando. É, realmente, sensacional! Sem contar toda estrutura e atenção.

Josias Felipe

Graduando em Geografia - Mesquita / RJ

O curso é bem interessante, um verdadeiro norte para minha trajetória no cinema. Os materiais são muito bons. Além disso, é muito interessante a forma como o curso é estruturado e o apoio dado.

Ismael de Oliveira

Graduando em Cinema e Audiovisual (UFPE) - Jaboatão dos Guararapes / PE

Sobre o professor

Alisson Gutemberg é Doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação e graduado em Jornalismo. Pesquisa o cinema há mais de quinze anos. Nesse período, publicou uma série de artigos em revistas científicas de alto fator de impacto, uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado e um livro. Todos sobre o cinema. Professor Doutor com experiência no Ensino Superior, lecionou, por exemplo, nos cursos de Cinema / Audiovisual, Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor do livro Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo, nos últimos anos a obra passou a integrar os catálogos de bibliotecas das Universidades de Harvard, Stanford, Cornell, Califórnia, New York etc.

Clique para acessar o curso