UMA INTRODUÇÃO AO CINEMA DE HORROR

SOBRE O CURSO

Um dos mais importantes gêneros da história do cinema, o Horror, por muito tempo, foi negligenciado como uma espécie de “gênero inferior”. No entanto, com o passar dos anos, o Horror tem alcançado uma significativa relevância intelectual. Sendo compreendido como um gênero capaz de revelar sentimentos íntimos da complexidade humana, e, até mesmo, contextos históricos e sociais de crise. Como no caso, por exemplo, do cinema alemão da década de 1920 e sua relação com a ascensão do Nazismo.

E é neste contexto de valorização, reconhecimento artístico e intelectual do gênero Horror, que este curso se insere. Para isso, em 7 aulas gravadas, o curso faz um panorama histórico e estético do cinema de Horror. Além disso, há também todo o material didático do curso em formato de PDF: livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos, minuciosamente escolhidos, que ajudam a construir um embasamento amplo e aprofundamento sobre o gênero. O objetivo, aqui, é compreender o surgimento e o amadurecimento do Horror no âmbito do cinema, e, a partir disso, apontar as principais características que, historicamente, têm lhe ancorado. Logo, analisando aspectos formalísticos, temáticos e artísticos, aqui, entregamos um conhecimento sólido que desvenda toda a estrutura por trás da construção do Horror do cinema.

EMENTA

SOBRE O PROFESSOR

Alisson Gutemberg é Doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação e graduado em Jornalismo. Pesquisa o cinema há mais de quinze anos. Nesse período, publicou uma série de artigos em revistas científicas de alto fator de impacto, uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado e um livro. Todos sobre o cinema. Professor Doutor com experiência no Ensino Superior, lecionou, por exemplo, nos cursos de Cinema / Audiovisual, Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor do livro Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo, nos últimos anos a obra passou a integrar os catálogos de bibliotecas das Universidades de Harvard, Stanford, Cornell, Califórnia, New York etc.

Preencha
e acesse o curso